Filtrar por
  • Conectividade
  • Cores
  • Linha
  • Tipo
Preço Por

FONES DE OUVIDO BLUETOOTH: SAIBA COMO FAZER A ESCOLHA CERTA

Os fones de ouvido bluetooth são a sensação do momento. E não poderia ser para menos. Em uma época de tanta correria e demandas, toda praticidade é bem-vinda para o nosso cotidiano. Assim, com smartphones cada vez maiores ocupando nossos bolsos, é bom que não precisemos nos preocupar com fios ocupando ainda mais espaço nesses lugares.

O fone bluetooth vem se popularizando e se difundindo há um bom tempo e agora conta com melhores tecnologias e preços mais acessíveis. Legal, né? O fato é que, com tanta opção de modelos de fones de ouvido disponíveis no mercado, escolher o melhor para você pode ser uma tarefa um tanto difícil.

Como escolher o fone de ouvido perfeito?

A gente adora levar em conta a aparência de um fone: geralmente, quando ele é bonito e nos agrada, tendemos a pensar que ele também possui uma boa performance. Bom, é fato que as marcas que se esmeram na beleza de seus produtos costumam também caprichar no desempenho. Mas para não ficar na incerteza, existem formas de identificar os melhores fones de ouvido e descobrir se ele é o ideal. Para tanto, é preciso avaliar algumas especificações técnicas que geralmente são ignoradas pela maioria das pessoas. E essas especificações valem tanto para fones de ouvido esportivos quanto fones de ouvido intra auriculares, fones de ouvido com fio, fones de ouvido para celular e, por fim, para o aclamado headphone. Vamos conhecer algumas dessas características? 

Impedância       
           

Todo fone de ouvido, seja ela um modelo com fio ou sem fio, possui uma proteção que impede interferências na reprodução sonora de músicas e podcasts. Essas interferências são chamadas de impedância. Geralmente, ela varia entre 32 e 600 ohms. A maioria dos fones de ouvido, além do headphone over-ear e headphone on-ear se enquadram nessa faixa, proporcionando uma experiência satisfatória. No entanto, se o fone pretendido estiver na faixa acima de 64 ohms, a experiência será ainda melhor.

Sensibilidade

Em poucas palavras, podemos dizer que a sensibilidade se trata do volume que o fone de ouvido consegue alcançar e reproduzir para os ouvidos. Ela é medida em db SPL/mW (decibéis de nível de pressão sonora por miliwatt). Portanto, para cada miliwatt de potência gerado pelo aparelho reprodutor de música, o fone vai oferecer uma determinada quantidade de db SPL, isto é, altura e intensidade de som. 

Frequência

Apesar dessas especificações serem pouco abordadas na hora de comprar um fone de ouvido, a informações a respeito da frequência costumam ter algum destaque nas  embalagens. Isso porque ela trata da amplitude de cada tipo de frequência (onda graves, médias e agudas) que o acessório consegue alcançar.


O ouvido humano é capaz de escutar sons numa faixa de frequência aproximada entre 20Hz e 20.000Hz. Assim, a maioria dos fabricantes se orientam por essa informação na hora de fabricarem seus produtos. No caso de fones de ouvido profissionais, no entanto, essa faixa costuma ser ampliada para oferecer uma riqueza sonora de detalhes ainda mais completa. Por isso, se você se deparar com algum fone que possua uma frequência maior que a convencional, com certeza estará diante de um produto que irá entregar mais qualidade e detalhes para as suas músicas.